top of page

Compartilhando Conhecimentos

Hacker's agem de forma Oculta!

Vírus se instalam e invadem suas informações.

Como proteger seu computador de vírus, pragas virtuais.

 

Não é difícil proteger o computador contra vírus e outras ameaças, mas você tem que ser persistente. Estas são algumas ações que você pode executar:

 

  • Instale um programa antivírus. Instalar um programa antivírus e mantê-lo atualizado pode ajudar a defender o computador contra vírus. Programas antivírus verificam se há algum vírus tentando entrar no email, no sistema operacional ou em arquivos. Novos vírus surgem diariamente; portanto, defina seu software antivírus para instalar atualizações automaticamente.

 

  • Não abra anexos de emails, a menos que você os esteja esperando. Muitos vírus são anexados a mensagens de email e serão disseminados assim que você abrir o anexo de email. É mais seguro não abrir anexos que você não esteja esperando.

Observação:

Não existe uma receita, um passo-a-passo que você possa seguir para ter total segurança. É preciso um conjunto de ações que resultam em uma maior proteção.O primeiro passo é desconfiar de tudo e de todos. Sempre que receber um e-mail, não clique nos links (endereço de internet). E não abra os anexos. Antes, procure aprender sobre extensão de arquivos. Por exemplo, na internet, a maioria das fotos tem extensão .jpg. Sendo assim, se alguém lhe mandar uma foto o arquivo deverá se chamar:

 

nomedoarquivo.jpg

Mas cuidado, porque algumas pessoas pegam o arquivo que é um vírus, e que tem a extensão.exe e renomeiam ele, deixando o arquivo com este nome:

nomedoarquivo.jpg.exe

Notou que o final é .exe? Então cuidado.

 

Seguindo esta linha de raciocínio, se alguém lhe envia um arquivo de música, provavelmente ele terá a extensão.mp3.

 

Se o arquivo se chamar:

musica.mp3.scr não abra, .scr pode ser vírus.

 

Lembre-se de ter um bom anti-vírus, atualizado e bem configurado. 

  • Mantenha o computador atualizado. A Microsoft libera atualizações de segurança que podem ajudar a proteger o computador. Certifique-se de que o Windows receba essas atualizações ativando as atualizações automáticas do Windows. Para obter mais informações, consulte Ativar ou desativar a atualização automática.

 

  • Use um firewall. O Firewall do Windows ou qualquer outro firewall pode ajudar a alertar você sobre atividades suspeitas caso um vírus tente se conectar ao computador. Ele também pode bloquear vírus e hackers que tentem baixar programas potencialmente prejudiciais ao computador.

 

  • Use as configurações de privacidade de seu navegador. É importante saber como os sites podem usar suas informações particulares para ajudar a evitar fraudes e roubos de identidade. Se estiver usando o Internet Explorer, você pode ajustar as configurações de privacidade ou restaurar as configurações padrão sempre que desejar.

 

  • Use um bloqueador de pop-ups no navegador. Janelas pop-up são pequenas janelas do navegador que aparecem sobre o site em exibição. Embora a maioria delas seja criada por anunciantes, elas também podem conter código mal-intencionado ou inseguro. Um bloqueador de pop-ups pode impedir que algumas ou todas essas janelas sejam exibidas. O recurso Bloqueador de Pop-ups do Internet Explorer está ativado por padrão. 

Fonte: Microsoft.com

É hora de trocar seu PC? O que levar em conta?

“Meu computador esta travando” é uma frase bastante dita ao técnico de informática. Mas afinal, como analisar se é realmente hora de trocar o PC ou simplesmente uma revisão pode solucionar problemas como lentidão e instabilidade, causados por vírus ou demasiado tempo de uso sem manutenção?​

 

Para pessoas que realizam somente uso doméstico do PC, tendo como principais utilidades o acesso à facebook – e outras redes sociais e navegação na web de modo geral, os recursos exigidos do equipamento são mínimos. Apesar disso é sempre conveniente manter atualizados os softwares (browsers, anti-vírus, serviços de mensagem instantânea, etc) para que falhas críticas de segurança sejam evitadas e você não coloque em risco dados pessoais.

 

Um dos primeiros pontos à verificar é o tempo de uso: caso já possua o computador há mais de 4 anos, pode ser hora de recorrer à um novo. Cada software lançado ou atualizado, são incrementadas a necessidade de recursos “físicos”, que são oferecidos com as novidades da área da informática. Desta forma, para se adequar e não sofrer com lentidão, a única forma é adquirir um modelo novo.

 

Outro ponto importante é se você utiliza softwares mais pesados, como de edição de áudio, vídeo ou foto, ainda que à carater amador, faz-se necessário manter o hardware em dia. O uso lhe dirá se é hora: está sendo suficiente (sem lentidão, travamentos ou problemas)? Mantenha o PC. Não está? Troque!

 

Notebook ou computador de escritório?

 

O argumento de uso e o fato de atualização dos equipamentos tornam-se os principais critérios de seleção para escolher entre um PC de escritório e um notebook. O ideal é:

 

  • Preferir um notebook para uso móvel intensivo (frequentes viagens de negócios)

  • Preferir um computador de escritório para um uso de escritório mais sedentário e envolvendo trabalhos de impressão.


Importante: um computador de escritório é muitas vezes mais evolutivo que um notebook. Em geral, é mais fácil de modificar a sua configuração de hardware original (RAM, disco rígido, placa gráfica, processador, etc) a fim de melhorar o seu desempenho. 

 

Componentes e características de um computador: em que prestar a atenção?
 
O processador

 

É o principal componente do computado, conhecido também como CPU. fazem a função através de circuitos integrados a manipulação e processamento de dados.  

 

Intel® Core ™ i7 Extreme Mais inteligente da Intel é o mecanismo perfeito para games extremos.

Intel® Core ™ i7 Última palavra em desempenho inteligente para criação multimídia e multitarefa exigente.

Intel® Core ™ i5 Desempenho inteligente com mais velocidade para vídeo, foto, e-mail e internet.

Processador i3 Intel® Core ™ O desempenho inteligente começa aqui para tarefas comuns como ouvir músicas.

Processador Intel® Atom ™ Oferece desempenho eficiente em termos de energia para uma variedade de dispositivos de computação.

 

 

 

 
A Memória RAM
 

Devido acesso constante do processador, à memoria tem seu papel importante quanto a sua qualidade e taxa de transferência, pois elas recebem as informações do sistema e programas como documentos, arquivos entre outros para que possamos usar para o processo das tarefas.

 

 

 

 

O Disco rígido - HD

 

O disco rígido propriamente dito ou HD, é um componente muito importante, é o dispositivo de armazenamento onde se encontra todos os programas e arquivos gravados inclusivel a instalação do sistema opercional.

bottom of page